Tá, tudo bem, eu sei que o ditado é meio diferente, mas tenho observado isso nas minhas idas aos supermercados de Belo Horizonte nas últimas semanas. Lembram da proibição de sacolas plásticas em supermercados, padarias etc em diversas capitais do Brasil, incluindo BH? Pois é... Durou pouco.
As pessoas reclamaram, mas se adaptaram, compraram sacolas retornáveis, aderiram às caixinhas de papelão, cada um dava seu jeito. Quando não tinham nenhuma destas opções, compravam a sacolinha dos R$ 0,19 e pronto! Mas a maioria lembrava de levar a sacola retornável. O meio ambiente agradecia. Uma sacolinha a mais ou a menos parece pouca coisa, mas... O oceano é feito de gotas, não é?!
Daí, ano passado a venda das sacolinhas foi proibida e lá vem mudança de novo. Quem se esquecia da sacola retornável, ou não encontrava caixinha de papelão, não tinha mais a opção de comprar a sacolinha, mas todo mundo continuava se ajeitando. Até que um belo dia, elas voltam a ser distribuídas gratuitamente em SP, mas em BH também.
Pronto, aí está o brasileiro folgado de novo! Supermercados cheios de caixinhas de papelão e ninguém as quer de volta. Nunca mais o brasileiro se lembra de levar a bendita sacola retornável às compras e o consumo das sacolinhas biodegradáveis aumenta estrondosamente! Por quêêê? Me fala!
Ah pára!!! Depois reclamam das enchentes, dos governos, de tudo! Infelizmente brasileiro é muito "reclamão" demais da conta! (é... exagerei mesmo!) Credo! Faz a sua parte, pelo menos. Leva a sacolinha que há mais de um ano já fazia parte das suas compras semanais. Mas nããããooo!!! Esquece!!! Aff!
Ontem mesmo fui ao mercado próximo da minha casa, com minha sacola retornável (diga-se mais prática do que aquele monte de sacolinhas). A sacolinha gratuita tinha acabado (aí as caixinhas de papelão também, óbvio!) e o rapaz que estava depois de mim na fila já ia choramingando que não tinha como levar as compras. Não aguentei... Com um sorriso sarcástico no rosto, tive que falar com ele: "desacostumou de trazer a sacola, né?!"...
Não tem jeito, o povo reclama, reclama, mas sempre vai achar que pagando é mais gostoso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário